Cuidados necessários antes de começar uma terapia online

A terapia online tem muitas vantagens e nós citamos algumas em outro artigo nosso. Você pode lê-lo clicando aqui. Mas nesse artigo queremos falar sobre cuidados que você precisa ter antes de começar uma terapia online.

Continue a leitura para saber mais!

A terapia online tem se tornado uma prática cada vez mais comum, uma tendência. Ela ainda não é tão conhecida no Brasil devido ser uma prática recente. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) autorizou os profissionais da área a utilizarem a terapia online desde o dia 14 de novembro de 2018.

Desde o ano de 2012 existia uma resolução que autorizava apenas os profissionais da psicologia darem conselhos ou orientações online. Mas não eram autorizados a realizarem sessões completas.

Mas afinal, o que é exatamente a terapia online?

A terapia online é o atendimento de um profissional, no caso, um terapeuta, feita a distância por meio da internet usando aplicativos ou programas para realizar os atendimentos.

Funciona como uma vídeo chamada feita pela WhatsApp, Skype, Google Duo, Zoom ou qualquer outra plataforma que você use para conversar com um amigo, por exemplo.

Inclusive alguns profissionais podem utilizar uma dessas plataformas citadas para fazer suas consultas online, mas também existem muitas outras.

Voltando ao exemplo dos aplicativos que você usa para efetuar vídeo chamadas e conversar com seus amigos. Imagine fazendo o mesmo processo, mas com seu terapeuta. Conversando com ele ou ela como se estivesse em uma sessão presencial, na sala de atendimento. É assim que funciona a terapia online.

Alguns cuidados que você precisa ter antes de começar uma terapia online

terapia online

Agora que você já sabe o que é, vamos falar sobre alguns cuidados que você precisa ter antes de começar a terapia online.

  • Conheça o profissional: procure saber quem é seu terapeuta com antecedência. Procure pelo nome completo do terapeuta no Cadastro Nacional de Psicólogos. Se possível, antes de uma sessão converse por vídeo chamada com o profissional para poder conhecê-lo um pouco mais e extraia o máximo de informações de sua carreira profissional. Então, pesquise na internet se as informações que o profissional forneceu a você coincidem.
  • Conheça o programa ou aplicativo usado para realizar as sessões: Investigue a reputação da plataforma em sites como Reclame Aqui. Certifique-se de que tal plataforma é segura e que seus dados pessoais estarão protegidos.
  • Use apenas dispositivos pessoais e redes privadas: Evite usar computadores e celulares de terceiros ou locais como bibliotecas, shoppings ou cafés onde há internet é compartilhada.
  • Procure um local reservado: Antes de iniciar a sessão, certifique-se de que estará livre de interrupções e que a sessão não será ouvida por mais ninguém. Procure locais mais privados como seu quarto, por exemplo.
  • Invista em um bom provedor de internet: Para que sua sessão não seja interrompida por problemas de sinal, é bem importante que você possua um serviço de provedor de internet de qualidade que não sofra com oscilações ou quedas de sinal. Isso pode atrapalhar tanto você quanto seu terapeuta.

Esperamos que você tenha gostado das dicas e se deseja iniciar na terapia online, entre em contato conosco e iremos tirar todas as suas dúvidas!

Estamos te esperando!

Add Your Comment